Dia da Gestante

Dia 15 de agosto é comemorado o dia da gestante. Além de parabenizá-las por esse momento maravilhoso que é gerar uma vida, nesse artigo reforçamos alguns cuidados essenciais que toda grávida precisa saber para ter uma gestação tranquila e saudável.

Realizar o pré-natal é de extrema importância

Quando devo começar o pré-natal?

Após o resultado positivo de gravidez, a primeira coisa a fazer é procurar um médico(a) para iniciar o pré-natal .Pré-natal é o acompanhamento médico da mulher durante a gravidez. Ele também é realizado pela rede de Sistema Único de Saúde (SUS).Durante o pré-natal, o médico acompanha toda a gestação esclarecendo dúvidas da mãe sobre o feto e o parto e realiza exames para verificar se está tudo bem com a mãe e o bebê.

Hormônios na gravidez

Toda grávida fica linda, você já reparou? São por causa dos hormônios que fazem com que o cabelo fique com mais brilho, a pele boa, além claro da mulher se sentir poderosa. E não é para menos, ela está gerando uma vida.

No primeiro trimestre da gravidez as mudanças são muitas. Os hormônios alteram tudo lá dentro. Além das mudanças físicas do corpo tem também as emocionais. Os enjoos, tristezas, desejos e ansiedade são super comuns nessa fase.

Se for necessário desabafar com alguém faça isso, chore o quanto quiser, a mulher tem todos os direitos nesse momento da vida. E  se for preciso se resguardar nesse início tá tudo bem, não se cobre nem sinta-se culpada. Porque essa mistura louca de sentimentos melhoram a partir do quarto mês.

Sempre digo que o segundo trimestre é a lua de mel da gravidez. Aproveite esse momento para curtir muito o barrigão, tirar bastante foto e  preparar o enxoval.

Já no terceiro trimestre a mulher grávida já está mais cansada, a barriga grande dificulta a posição na hora de dormir e a ansiedade está a mil. Então esse é o momento de parar, relaxar e apenas sonhar com a chegada mais esperada que está cada vez mais pertinho.

Atividade Física

A prática de atividade física ajuda muito na preparação para o parto

Sem dúvida nenhuma a atividade física é fundamental para a saúde de todos. Se a mulher for saudável e não estiver tendo uma gravidez de risco, a atividade física é sempre recomendada. Além de fazer bem para a saúde ajuda na preparação para o parto. Seja uma caminhada, uma musculação moderada, algo que ela já esteja acostumada a fazer. Outros esportes bons para a grávida são natação, pilates e yoga. Existem lugares que dão yoga para gestantes.

Mas antes de fazer qualquer coisa, converse sempre com seu médico.

Mudança de Hábitos

É muito importante que as grávidas deixem de lado alguns hábitos no período gestacional e até mesmo após o nascimento por causa da amamentação.

Entre eles estão o cigarro caso seja fumante, bebidas alcoólicas, excesso de cafeína, medicamentos controlados. Existem também alguns tipos de remédios mais comuns, para dor de cabeça, alergia, entre outros que não se deve tomar grávida. Então sempre consulte antes o seu médico para se informar.

Toda grávida sempre escuta a mesma frase-” Aproveita agora para dormir bastante”, ela é real. As noites vão mudar um pouquinho após o nascimento. Mas aproveite também para viajar com o marido, jantar com as amigas e passear no shopping. Porque além das noites, a vida social provavelmente não será mais a mesma. Se você costuma e gosta de ler, eu sugiro no final desse tópico, alguns livros sobre maternidade com dicas e experiências de mamães que te ajudarão bastante. Então durma bem, se alimente de forma saudável, curta sua casa, assista um filme, leia e principalmente esteja rodeada de amor.

Sugestão de livros sobre maternidade. Eu gostei bastante de Materneasy, achei gostoso de ler com muitas dicas que vão desde a descoberta da gravidez até um ano do bebê. Estou agora lendo sobre Introdução Alimentar, já que minha bebê acabou de completar seis meses. E o Bebê mais Feliz, sobre como ter noites tranquilas de sono. Um desafio para todas as mamães.
Boa leitura!

Montar o Enxoval

Essa parte é uma delícia. Imagina o bebê dormindo no quartinho que você montou com tanto carinho, ou vestindo aquela roupinha fofa que ele ganhou da vovó.

Preparar o enxoval do bebê é uma das melhores partes da gravidez. É tão gostoso você arrumar tudo do seu jeitinho para receber o seu maior amor. Então aproveite o tempo e com calma vai organizando as coisinhas do bebê. Não tenha pressa. Se quiser inspiração consulte o aplicativo Pinterest, lá você encontra diversos estilos. Não se preocupe em querer comprar tudo logo de cara. Algumas coisas você deve ganhar, outras com o tempo você vai comprando. O importante é ter o essencial para receber o bebê. Não precisa comprar um cadeirão agora, se ele só vai usar com seis meses.(Leia sobre dicas de Como preparar o enxoval no Depoimento da escritora). 

Então curta muito esse momento, sonhe e realize!

Compartilhe com a gente suas experiências durante a gravidez. Ficaremos muito felizes em escutá-las.

Add A Comment