Seu bebê está acordando várias vezes durante a noite? E você não sabe o motivo?

Isso pode ser o “efeito vulcânico” do sono do bebê

Sabemos que o sono é muito importante para o desenvolvimento, principalmente dos bebês. Ele ajuda no crescimento físico, na memória e fortalece o sistema imunológico. Por isso uma noite bem dormida faz toda a diferença. E geralmente, depois que o bebê inicia a IA (introdução alimentar) ele passa a dormir melhor. Por volta de um ano de idade o bebê deve dormir cerca de dez horas direto.  

No entanto, o sono do bebê pode ser afetado pelo chamado “efeito vulcânico”, que ocorre quando um bebê acorda várias vezes durante a noite.

O “efeito vulcânico” do sono do bebê é assim chamado porque se assemelha a um vulcão em erupção, e se torna difícil fazê-lo voltar a dormir. Isso pode levar a um padrão de sono fragmentado na quantidade e na qualidade.

Quais são os efeitos do sono interrompido para o bebê

O bebê quando não dorme bem, tende a ficar mais irritado e mais agitado. Noites mal dormidas podem atrapalhar o desenvolvimento físico e cognitivo, além de deixar o sistema imunológico mais fraco, tornando o bebê mais vulnerável a doenças e infecções.

O efeito vulcânico do sono do bebê pode ter um efeito significativo também na vida dos pais. Por não conseguirem dormir bem, eles acabam ficando mais ansiosos e estressados.

Como ajudar a reduzir o “efeito vulcânico” do sono do bebê

Uma das principais dicas é criar uma rotina para o bebê. E que ele consiga diariamente fazer pelo menos uma soneca durante o dia. Quando bebê não dorme bem durante o dia, provavelmente ele não dormirá a noite, ao contrário do que muitos pensam. E esse é o principal motivo desse “efeito vulcânico”, a falta de sono durante o dia.

Essa rotina deve ser criada desde o início de vida e de dia até a noite. Ela consiste em ajustar um horário regular em que o bebê deve acordar, ter suas atividades, refeições, tomar banho até o horário de dormir, em um ambiente calmo e tranquilo e técnicas de acalmá-lo quando ele acordar durante a noite.

Se isso acontecer, não acenda a luz, não olhe no seu olho, tente tranquilizá-lo para ele volte a pegar no sono e não desperte.

Essa rotina pode ter um impacto positivo não só no sono do bebê, mas na sua qualidade de vida e no seu desenvolvimento.

E quando um bebê dorme bem, todo mundo dorme também!

Se este artigo te ajudou, compartilhe e conte pra gente sua experiência.

Add A Comment